Achado morto deputado do maior partido oposicionista do México

Moisés Villanueva estava desaparecido havia duas semanas; crime pode estar ligado ao narcotráfico

REUTERS

19 Setembro 2011 | 08h42

CIDADE DO MÉXICO - Um deputado do principal partido oposicionista do México foi encontrado morto em uma localidade no centro do país, informaram no domingo autoridades e a mídia local. O crime ocorreu num momento em que as legendas políticas esquentam os motores para as eleições presidenciais e a violência do narcotráfico atemoriza o país.

O corpo do deputado federal Moisés Villanueva, do Partido Revolucionário Institucional (PRI) pelo Estado de Guerrero, foi localizado no sábado à tarde perto de uma rodovia numa área montanhosa da região da qual era representante.

Ele estava desaparecido havia quase duas semanas. O corpo estava em avançado estado de decomposição, o que dificultava seu pleno reconhecimento, explicou um porta-voz da Procuradoria do Estado.

"Estão realizando os exames das impressões digitais para fazer a confirmação por essa via, mas todos os indícios, a roupa e outros, apontam que de fato é ele", disse à Reuters o diretor de comunicação social da Procuradoria, Roberto Camps.

Embora a polícia não tenha dado indicações sobre os possíveis autores, suspeita-se de criminosos vinculados ao narcotráfico que operam em Guerrero, um estado bastante afetado pelos enfrentamentos entre os cartéis da droga.

Segundo notícia publicada no sábado pelo diário local Reforma, nos últimos cinco anos o crime organizado assassinou pelo menos 27 prefeitos no México, principalmente de municípios situados perto de rotas do tráfico de drogas.

Mais de 42 mil pessoas foram mortas desde que em fins de 2006 o presidente mexicano, Felipe Calderón, lançou uma ofensiva contra os poderosos cartéis da droga.

Mais conteúdo sobre:
MEXICO DEPUTADO NARCOTRAFICO*

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.