Assessor de Lula chega na Bolívia para se reunir com Evo na quarta

Marco Aurélio Garcia discutirá projeto de industrialização de gás com presidente boliviano, entre outros assuntos

06 de abril de 2010 | 17h54

Efe

 

LA PAZ- Marco Aurélio Garcia, assessor especial para Assuntos Internacionais do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, chegou a Bolívia nesta terça-feira, 7, para se encontrar com o presidente Evo Morales amanhã. A reunião tem como objetivo aprofundar a relação bilateral entre os dois países.

 

Uma fonte da Embaixada do Brasil na Bolívia informou à Efe que Garcia chegou em La Paz às 13h local (14h de Brasília), acompanhado por oito funcionários do governo de Lula e dez empresários do setor público e privado.

 

A agenda do assessor para hoje inclui reuniões de coordenação interna com os funcionários e empresários que o acompanham e um encontro com o vice-presidente boliviano, Álvaro García Linera.

 

O brasileiro se reunirá nesta quarta com Evo e com outras autoridades do Executivo boliviano, e o resto da delegação terá encontros setoriais sobre temas sociais, energéticos e comerciais, entre outros.

 

O embaixador brasileiro em La Paz, Frederico Cezar de Araújo, antecipou ontem que um dos temas que as autoridades dos dois países abordarão é um projeto de industrialização de gás que será desenvolvido em uma cidade boliviana na fronteira com o Brasil.

 

Outros dos assuntos incluídos na agenda é a compra de tecidos bolivianos pelo Brasil, para apoiar essa indústria, afetada pela suspensão das preferências tarifárias dos Estados Unidos desde 2008.

 

A luta contra o narcotráfico, a industrialização das salmouras de Uyuni e a situação dos brasileiros que vivem em zonas fronteiriças com a Bolívia também serão discutidos pelas autoridades dos dois países.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.