Ataque deixa ao menos 5 feridos em resort turístico do México

Pelo menos cinco pessoas ficaram feridas em uma explosão num bar lotado na quarta-feira à noite na importante estância turística mexicana de Puerto Vallarta, informou a promotoria pública do Estado de Jalisco.

REUTERS

26 de agosto de 2010 | 15h21

Os investigadores acreditam que a explosão tenha sido intencional, mas não puderam confirmar reportagens da mídia afirmando que uma granada teria sido detonada no local, disse um porta-voz da promotoria nesta quinta-feira.

Puerto Vallarta é um destino turístico popular na costa mexicana do Pacífico, muito procurado por turistas estrangeiros. Não se sabe se algum estrangeiro estaria entre as cerca de 100 pessoas que estavam no bar no momento da explosão. Também não foi esclarecido o motivo do ataque.

A violência em Jalisco, onde fica Puerto Vallarta, aumentou depois que as forças de segurança do governo mataram o líder do tráfico de drogas na região, Ignácio "Nacho"Coronel, em julho.

Mais de 28 mil pessoas morreram na violência desencadeada pelo tráfico de drogas no México desde 2006, desde que o presidente Felipe Calderón iniciou uma grande ofensiva contra o crime organizado, mas são raros os ataques contra turistas.

O ataque em Puerto Vallarta aconteceu um dia depois de serem encontrados 72 corpos em uma fazenda do norte do país, supostos trabalhadores imigrantes vítimas do tráfico de drogas.

(Reportagem de Robert Campbell)

Tudo o que sabemos sobre:
MEXICOGRANADAATAQUE*

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.