20 de março de 2009 | 18h08
A doação foi acertada no ano passado pelo presidente Luis Inácio Lula da Silva e o primeiro-ministro da Espanha, José Luis Rodríguez Zapatero, durante uma cúpula ibero- americana em El Salvador.
"O Brasil doou as 19.400 toneladas de arroz, a granel, enquanto a Espanha disponibilizou o barco e o material para a distribuição", disse o embaixador brasileiro Bernardo Pericás, durante evento no porto de Havana.
Os furacões Gustav, Ike e Paloma devastaram Cuba no ano passado, causando mais de 10 bilhões de dólares em prejuízos, incluindo a destruição de 30 por cento das plantações do país.
"É um reconhecimento ao esforço do povo cubano para enfrentar as necessidades causadas pelos furacões", disse Pericás a jornalistas.
A Espanha havia doado, em outubro, 33 milhões de dólares para a reconstrução da ilha após os furacões, que destruíram 500.000 casas e provocaram grandes estragos na infraestrutura civil.
"Esta é a solidariedade de dois países amigos frente à adversidade de um terceiro país muito amigo e muito irmão", disse Manuel Cacho, embaixador da Espanha na ilha.
Alemanha, Angola, Colômbia, Rússia, Timor Leste, Venezuela e Vietnã também enviaram ajuda humanitária ao governo cubano.
(Reportagem de Nelson Acosta)
Encontrou algum erro? Entre em contato