Brasil elogia restabelecimento de relações entre Colômbia e Venezuela

Chávez e Santos se reuniram para resolver impasse criado após denúncia colombiana contra Caracas

Efe,

10 de agosto de 2010 | 23h00

BRASÍLIA- O governo do Brasil recebeu nesta terça-feira, 10, "com grande satisfação" o restabelecimento das relações diplomáticas entre Colômbia e Venezuela, em uma decisão que considerou como uma "nova oportunidade" para o entendimento.

 

Veja também:

lista Histórico de tensões entre os dois países 

 

"O governo brasileiro tomou conhecimento, com grande satisfação, do restabelecimento das relações diplomáticas entre a Venezuela e a Colômbia", disse o Ministério das Relações Exteriores em comunicado.

 

Segundo a nota oficial, a decisão, anunciada hoje pelo presidente colombiano, Juan Manuel Santos, e seu colega venezuelano, Hugo Chávez, "abre nova oportunidade para a retomada do dinamismo e do entendimento que historicamente caracterizam as relações entre os dois países.".

 

Além disso, o Ministério considerou que o passo dado hoje tem importância no "avanço da integração sul-americana" e reiterou sua disposição de cooperar "para consolidar esta nova etapa de diálogo, em benefício da paz e da prosperidade regionais".

 

Após reunião na cidade colombiana de Santa Marta, Santos e Chávez anunciaram o restabelecimento dos laços entre Colômbia e Venezuela, rompidos por Caracas no dia 22 de julho.

 

Chávez rompeu as relações com a Colômbia depois que o governo do então presidente colombiano Álvaro Uribe acusou Caracas de permitir a presença de grupos guerrilheiros em seu território.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.