Chávez assegura que 'Fidel Castro está mais vivo do que nunca'

Sobre seu estado de saúde, líder venezuelano disse que está se recuperando bem

Efe,

10 Setembro 2011 | 03h53

CARACAS - O presidente venezuelano, Hugo Chávez, assegurou, na sexta-feira, 9, que Fidel Castro "está mais vivo do que nunca com mais vontade de lutar que nunca", desmentindo, assim, rumores sobre o estado de saúde do líder cubano.

A declaração foi dada a jornalistas durante a recepção aos chanceleres da Aliança Bolivariana para as Américas (Alba), em Caracas.

"Agora me colocaram na lista, dizendo que nós dois estamos morrendo, que estamos em estado grave", afirmou Chávez, que se recupera de um tumor cancerígeno que foi retirado em junho em Havana.

Na semana passada, proliferaram rumores sobre o estado de saúde de Fidel Castro, alimentados pelo fato de o ex-líder cubano não escrever artigos de suas chamadas "Reflexões" há mais de dois meses, além de não ser visto em público desde abril.

A emissora estatal "Venezolana de Televisión" ("VTV") divulgou na quinta-feira, 8, fotografias de Fidel Castro, tiradas, segundo o jornalista Mario Silva, em 6 de setembro em Havana. Nelas, o líder cubano aparece sentado, comendo e falando com Silva.

Na sexta, Chávez também comentou sobre seu tratamento, admitindo que precisa "andar mais devagar" depois da terceira sessão de quimioterapia. Segundo o líder venezuelano, porém, o impacto do tratamento "não tem sido duro".

"Eu estou bem, em ritmo de recuperação", disse Chávez, que se definiu como "candidato à reeleição no ano que vem".

Mais conteúdo sobre:
Fidel Castro Hugo Chavez tumor Caracas

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.