Chávez chega a Cuba para reunião bilateral e cúpula da Alba

A reunião do bloco começou neste sábado com reuniões dos diplomatas e redatores de minutas de acordos

Efe

12 de dezembro de 2009 | 03h06

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, chegou a Havana no final da sexta-feira, 11, para uma reunião bilateral com seu colega cubano, o general Raúl Castro, e para participar da 14ª cúpula de sua Aliança Bolivariana para as Américas (Alba) em cinco anos, a quinta em 2009.

 

Raul Castro recebe Hugo Chávez, que chega à ilha para participar da Cúpula da Alba

 

O general Castro e outros funcionários de alto escalão do Governo cubano receberam no aeroporto de Havana o presidente visitante, que chegou com seu ministro de Exteriores, Nicolás Maduro, e outros colaboradores.

A possível reaparição do líder cubano, Fidel Castro, a situação do presidente deposto hondurenho, Manuel Zelaya, e a política latino-americana do presidente americano, Barack Obama, serão este fim de semana os eixos da cúpula da Aliança Bolivariana.

A reunião do bloco criado em 2004 pela Venezuela e Cuba, ao qual se uniram depois Bolívia, Nicarágua, Equador, Honduras e algumas ilhas do Caribe, começou neste sábado com reuniões dos diplomatas e funcionários que redigem as minutas de acordos que depois debaterão e assinarão os chefes de Governo.

Na agenda também figuram o "relançamento" da Alba e a mudança climática, assim como assuntos sociais e de integração regional, disse à Agência Efe o vice-chanceler venezuelano, Francisco Arias Cárdenas.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.