CarlosGarcia Rawlins/Reuters
CarlosGarcia Rawlins/Reuters

Chávez diz que aproveitou campanha para 'treinar' para reeleição

Em encerramento da campanha, presidente afirma que sucessão em 2012 está em jogo

REUTERS

24 de setembro de 2010 | 08h20

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, disse que "aproveitou" a campanha das eleições legislativas do próximo domingo como treinamento para as presidenciais de 2012. 

Veja também:

especialInfográfico: Raio X das eleições na Venezuela

Chávez insistiu, durante um comício de encerramento da campanha, na quinta-feira, que nas eleições domingo o que está em jogo são as presidenciais, para as quais já afirmou que se candidatará, "se Deus lhe der vida e saúde".

"Estou começando a esquentar para 2012, compadre. Aproveito esta campanha que termina hoje para esquentar os motores para 2012", disse Chávez em um comício no Estado de Lara, oeste do país.

Além disso, o presidente venezuelano se declarou "em guerra" e pediu a seus partidários que não dormissem desde esse dia até a segunda-feira (um dia após a eleição), para dedicarem-se por completo a uma operação em que, segundo disse, demolirá a oposição.

"O domingo é a grande batalha, e a grande vitória de domingo será o anúncio do que ocorrerá aqui dentro dois anos: as eleições presidenciais de dezembro de 2012, que estão na virada da esquina", declarou Chávez, em um breve discurso a seus seguidores.

As eleições de domingo provavelmente vão ampliar a pluralidade da Assembleia, que em 2005 ficou completamente em mãos do chavismo, já que a oposição se retirou da campanha. A abstenção foi de 75 por cento.

Nas eleições de 2012 também serão escolhidos os governadores dos Estados.

 Leia ainda:

link Combate à insegurança domina debate eleitoral

linkProcesso desigual abate militância anti-Chávez

(Reportagem de Deisy Buitrago)

Tudo o que sabemos sobre:
VENEZUELACHAVEZTREINO*

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.