Efe
Efe

Chávez diz que expropriará avião emprestado por Fidel

Líder venezuelano relatou que ficará com aeronave emprestada por Cuba para uma viagem recente

Reuters,

15 de setembro de 2009 | 11h31

O líder cubano Fidel Castro pode ser o pai ideológico do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, mas isso talvez não o salve da onda de nacionalizações no país sul-americano. Pelo menos no caso de um cômodo avião.

 

O líder venezuelano relatou durante um extenso discurso que ficará com a aeronave da Cubana de Aviación, com a qual realizou uma recente viagem a países como Irã e Rússia.

 

"Vínhamos no avião que Fidel me emprestou. Mas eu decidi expropriá-lo, o avião da Cubana de Aviación", disse, enquanto se lembrava de um trecho de sua viagem.

 

"Fidel, você está expropriado, parceiro", acrescentou, provocando risos entre os presentes ao ato de entrega do prêmio "Libertador al Pensamiento Crítico" ao filósofo húngaro István Meszáros.

 

O avião lhe foi emprestado pelo governo cubano após a moderna aeronave presidencial venezuelana apresentar problemas e ser enviada à manutenção.

 

Desde 2007, Chávez promoveu uma onda de estatizações em setores-chave da economia, incluindo os setores petroleiro, elétrico, de telecomunicações e de siderurgia.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.