Chávez diz que magnata da cerveja quer Presidência da Venezuela

Segundo presidente, dono da Empresas Polar teria o apoio dos EUA para desbancá-lo do poder

Reuters

14 de junho de 2010 | 13h34

CARACAS - O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, disse no domingo que um dos homens mais ricos do mundo e dono de uma grande cervejaria da América do Sul, Lorenzo Mendoza, está planejando concorrer à Presidência com apoio dos EUA.

Chávez, um inimigo declarado do "imperialismo americano", não deu provas para sustentar sua alegação de que o dono da Empresas Polar tem ambições políticas, dizendo apenas que o bilionário deveria pensar com cuidado antes de ingressar na política porque o governo controla o fornecimento de grãos. "Lorenzo Mendoza quer ser presidente, e os ianques o estão orientando", disse Chávez. "A Polar depende do meu fornecimento de milho."

Nas últimas semanas, Chávez tem alertado frequentemente o magnata de que nacionalizaria a cervejaria e a produtora de alimentos em sua guerra econômica contra a 'burguesia.' Ele já nacionalizou dezenas de empresas, inclusive projetos multibilionários de petróleo. "Cuidado, Mendoza", disse ele no domingo. "Você ficará sem nada."

Os ataques contra Mendoza e o que Chávez diz ser a 'burguesia parasita' da Venezuela parecem ter como objetivo aumentar o apoio contra a oposição antes das eleições legislativas de setembro.

Mendoza, listado junto com sua família na 125a posição da lista dos mais ricos do mundo da revista Forbes, é uma figura pública bem conhecida, cuja companhia tem um papel importante na cultura venezuelana por fabricar a cerveja favorita do país e a mais famosa marca de farinha usada para fazer as tortilhas 'arepa' de milho, uma comida típica. A Polar foi fundada em 1941 pelo avô de Mendoza.

O presidente socialista está no poder há 11 anos e deve concorrer novamente nas eleições de 2012.

Tudo o que sabemos sobre:
VenezuelaChávez

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.