Chávez reaparece no Twitter após cirurgia em Cuba

O presidente venezuelano, Hugo Chávez, que não é visto em público há duas semanas, encerrou o silêncio incomum com várias mensagens postadas no Twitter nesta sexta-feira, mas não disse nada sobre sua saúde, após ter passado por uma cirurgia em Cuba.

DANIEL WALLIS, REUTERS

24 de junho de 2011 | 13h41

O ressurgimento de Chávez no site de relacionamento social não ajudará em muito a frear as especulações de que sua ausência prolongada significa que ele pode estar gravemente doente.

Para marcar o feriado público venezuelano que celebra uma vitória numa batalha contra as forças coloniais espanholas em 1821, Chávez parabenizou as Forças Armadas e saudou todos os venezuelanos.

"Hoje é dia do meu Exército, e o sol se levantou com brilho! Um abraço enorme a meus soldados e meu povo amado", escreveu ele em sua conta no Twitter, @chavezcandanga.

"Desde aqui, estou com vocês no trabalho árduo de todos os dias. Rumo à vitória sempre! Estamos vencendo! Vamos vencer!".

O ministro da Defesa da Venezuela disse na quinta-feira que o presidente está mais forte do que nunca, mas não voltará para casa enquanto não estiver preparado.

Ao final de um giro regional, em 10 de junho, Chávez foi submetido a uma cirurgia em Cuba devido a um edema em sua pelve. Desde então não tem sido visto em público, exceto por um conjunto de fotos.

Sua ausência vem destacando o domínio total que o líder socialista exerce sobre a política venezuelana, além da ausência de um sucessor claro.

Originalmente o governo disse que Chávez retornaria "em alguns dias" mas, à medida que o tempo vem passando e que Chávez permanece em Cuba, foram surgindo rumores de que o ex-soldado de 56 anos pode estar com um problema mais grave, como câncer.

Tudo o que sabemos sobre:
VENEZUELACHAVEZTWITTER*

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.