Cidades do norte do México cancelam comemorações da Independência

Violência do narcotráfico ameaça festividades; segurança foi reforçada nas demais localidades

estadão.com.br,

14 de setembro de 2010 | 17h55

CIDADE DO MÉXICO- Ao menos oito cidades do norte do México suspenderam parcialmente as comemorações públicas pelo Bicentenário da Independência, enquanto em demais localidades a segurança foi reforçada, informaram autoridades nesta terça-feira, 14, segundo a agência de notícias AFP.

 

Veja também:

linkFuncionários de prisão mexicana são acusados de ajudar 86 detentos a fugir

 

Em Ciudad Juárez, a cidade que mais sofre com a violência do narcotráfico no país, a celebração ocorrerá pela primeira vez a portas fechadas, no palácio municipal, e transmitida pela TV à população, informou o prefeito José Reyes Ferriz.

 

A queima de fogos de artifício ocorrerá em seis praças, mas por razões de segurança ninguém poderá se aproximar mais de 500 metros dos locais.

 

Outros sete municípios do estado de Chihuahua também cancelarão as festas em praças, entre eles Guadalupe, cujo prefeito foi assassinado em junho.

 

No estado de Tamaulipas, onde ocorreu uma chacina de imigrantes no fim de agosto, o governador Eugenio Hernández reverteu o anúncio de cinco cidades que haviam suspendido as cerimônias.

 

Hernández disse que instruiu os prefeitos a manterem todas as comemorações, inclusive em San Fernando, cidade onde aconteceu o massacre.

 

A festa popular do grito de Independência foi cancelada em Morelia, capital de Michocán, onde há dois anos morreram oito pessoas e cem ficaram feridas com a explosão de duas granadas no evento.

 

Desde que o presidente Felipe Calderón assumiu o poder, em dezembro de 2006, e declarou guerra contra o narcotráfico, mais de 28 mil pessoas morreram em ações relacionadas ao crime organizado.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.