12 de março de 2009 | 19h27
A Polícia colombiana anunciou a descoberta de um plano das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) para a realização de um atentado contra o ministro da Defesa do país, Juan Manuel Santos, disse nesta quinta-feira, 12, em Bogotá o chefe da corporação, general Óscar Naranjo. Segundo o oficial, o complô foi descoberto no computador de José Marvel Zamora, um dos chefes da Rede Urbana "Antonio Nariño" (RUAN), detido pelo Exército no fim de outubro nas montanhas de Coyaima, a menos de 200 quilômetros de Bogotá.
Veja também:
Jobim reitera que Farc serão recebidas 'a tiros' no Brasil
Histórico dos conflitos armados na região
O diretor da Polícia Nacional disse que especialistas em informática acharam no computador de "Chucho", como Zamora é conhecido, "instruções claras para monitoramentos e tarefas de contra-inteligência contra o ministro, tudo para cometerem um atentado contra ele". "De alguma maneira, abortamos esse plano", afirmou o oficial, segundo quem o plano "se soma a outros seis achados anteriormente nos últimos meses."
Segundo Naranjo, todos os planos foram elaborados por ordem do comando central das Farc, que dá instruções à Coluna Móvel "Teófilo Forero" (facção de elite dos rebeldes) e à RUAN, que atua em Bogotá.
Encontrou algum erro? Entre em contato