Colômbia declara alerta laranja por vulcão no sul do país

Alarme que significa "erupção provável em questão de dias ou semanas" foi emitido devido após ser registrado "oscilações nos níveis da atividade sísmica"

Efe,

27 de janeiro de 2011 | 03h16

BOGOTÁ - O Instituto Colombiano de Geologia e Mineração (Ingeominas) declarou nesta quarta-feira, 26, alerta laranja devido às mudanças registradas na atividade do vulcão Galeras, localizado no sul do país.

 

O instituto detalhou em comunicado que o alerta, que significa "erupção provável em questão de dias ou semanas", foi emitido por "oscilações nos níveis da atividade sísmica".

 

A entidade explicou que nas últimas horas ocorreram no interior do vulcão, situado no departamento de Nariño, sismos com "características de tipo parafuso", registrados em lapsos prévios a eventos de erupção.

 

Especialistas do Ingeominas assinalaram que há saída de gases em várias zonas da cratera, com dispersão rumo ao norte e "forte cheiro de gases sulfurosos nessa direção".

 

O Galeras, um dos maiores vulcões em atividade na Colômbia, tem altura de 4.276 metros acima do nível do mar e nos últimos anos registrou dezenas de erupções.

Tudo o que sabemos sobre:
Colômbia, vulcão

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.