William Fernando Martinez/AP
William Fernando Martinez/AP

Começam as eleições presidenciais na Colômbia

Centros de votação abriram neste domingo sem incidentes; novo presidente inicia mandato em 7 de agosto

Estadao.com.br,

30 Maio 2010 | 10h59

Os mais de dez mil centros de votação abriram hoje, às 8h (10h, Brasília), para as eleições presidenciais na Colômbia, sem incidentes e em um ambiente de tranquilidade.

 

Veja também:

https://www.estadao.com.br/estadao/novo/img/icones/mais_azul.gif Chávez pede que Deus ilumine Colômbia em dia de eleições

 

Quase 30 milhões de colombianos estão convocados às urnas para escolher o sucessor do presidente Álvaro Uribe, em eleições em que partem como favoritos o candidato governista Juan Manuel Santos (Partido Social da Unidade Nacional) e Antanas Mockus (Partido Verde).

 

Ao contrário do que se poderia supor três meses atrás, quando o candidato governista pareceia ser o favorito, a votação promete ser voto a voto, como relatou a enviada especial do 'Estado' a Bogotá, Ruth Costas.

 

Com 74% de aprovação, Uribe termina seu segundo mandato como um dos líderes mais populares da região. Em seus oito anos no poder, ele conseguiu acuar as guerrilhas e desmobilizar a maior parte dos paramilitares, o que não é pouco. Só as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) chegaram a dominar um quarto dos municípios colombianos. No país que Uribe entregará a seu sucessor, o grupo está confinado às fronteiras e territórios isolados.

 

Estado de alerta

 

As Forças Militares e a Polícia Nacional permanecem em estado de alerta máximo para evitar possíveis ataques da guerrilha, que costuma praticar atos de sabotagem e violência durante as eleições para demonstrar poder militar, de acordo com fontes da área de segurança.

 

"Esperamos ter as eleições presidenciais mais tranquilas dos últimos 30 anos", disse o ministro da Defesa, Gabriel Silva.

 

As urnas serão fechadas às 16h (18h). O novo presidente iniciará seu mandato em 7 de agosto.

 

(Com agências)

Mais conteúdo sobre:
Colômbia eleições Uribe

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.