PUBLICIDADE

Corpo de Zilda Arns deve chegar ao Brasil na manhã da sexta

Previsão inicial era de que corpo chegasse ainda nesta quinta; emissão de documento impede lliberação

Por Solange Spigliatti e a Central de Notícias
Atualização:

Não há horário definido para velório, mas assim que o corpo chegar a Curitiba, será transferido para o Palácio das Araucárias, sede do governo do Paraná, para o início da cerimônia. A estimativa é de que o voo de transferência chegue a Brasília por volta das 14 horas.

 

O velório deve durar desde a manhã de sexta até as 14 horas de sábado, quando haverá missa de corpo presente. O enterro será no Cemitério da água Verde, e restrito aos familiares.

 

Segundo informações da Pastoral da Criança, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participará do velório da pediatra.

 

PUBLICIDADE

O corpo da pediatra permanece na base do Exército brasileiro no Haiti, pois ainda aguarda um documento para a liberação, segundo a Pastoral. A previsão inicial para o velório era nesta quinta-feira, 14, segundo havia informado o senador Flávio Arns (PT-PR), sobrinho de Zilda.

 

O governo do Estado do Paraná decretou luto oficial de três dias pela morte da missionária, que vivia em Curitiba há décadas.

 

Morte instantânea

 

Zilda Arns foi atingida pelo desabamento de uma escola, na qual fazia palestra para padres e seminaristas. Segundo o único sacerdote que estava com ela que sobreviveu, o teto do local a atingiu diretamente na cabeça, causando morte instantânea. O corpo de Zilda não ficou soterrado e não foi atingido em outros locais.

Publicidade

 

O Haiti seria o 11º país a receber a Pastoral da Criança e os padres e seminaristas que participavam da palestra tinham a intenção de abrir suas igrejas para receber o trabalho. De acordo com a embaixatriz brasileira no Haiti, Roseana Kipman, os padres que estavam na palestra também foram soterrados.

 

Médica pediatra e sanitarista, de 75 anos, Zilda foi fundadora da Pastoral Da Criança e da Pastoral da Pessoa Idosa. Presente em todos os estados do Brasil e em mais 20 países, a Pastoral da Criança tem mais de 240 mil voluntários capacitados atuando em 40.853 mil comunidades em 4.016 municípios. Acompanha quase 95 mil gestantes e mais de 1,6 milhão de crianças pobres menores de seis anos.

 

Com informações de Priscila Trindade, do estadao.com.br e Julio Lima, especial para o Estado

 

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.