Cuba divulga 'vitória' no Conselho de Direitos Humanos da ONU

Relatório do país foi recebido em Genebra; organizações civis reclamam que não puderam expressar opiniões

Efe

Você pode ler 5 matérias grátis no mês

ou Assinar primeiros 03
meses grátis

Você pode ler 5 matérias grátis no mês

ou Assinar primeiros 03
meses grátis

Você leu 4 de 5 matérias gratuitas do mês

ou Assinar primeiros 03
meses grátis

Essa é sua última matéria grátis do mês

ou Assinar primeiros 03
meses grátis

O governo cubano declarou que obteve "uma importante vitória" no Conselho de Direitos Humanos, que recebeu na quarta-feira, 10, o informe de Havana sobre a situação na ilha. "Após vinte anos de injusta manipulação anti-cubana no tema de direitos humanos, o desfecho positivo é uma importante vitória", disse um comunicado divulgado nos jornais oficiais Gramna e Juventud Rebelde.

 

"Os resultados exemplares da revolução cubana em matéria de direitos humanos foram novamente reconhecidos pela comunidade internacional. A verdade não pôde ser silenciada", diz a nota. O texto acrescenta que foi também majoritário o pedido de que cesse o bloqueio econômico, comercial e financeiro imposto pelos Estados Unidos contra o país.

 

Entidades como a Human Rights Watch (HRW), a Organização Mundial Contra a Tortura (OMCT) e grupos de exilados cubanos disseram que enfrentaram dificuldades para expressar sua visão sobre Cuba ao Conselho. "Ficamos surpreendidos com a grande lista de ONGs próximas ao governo cubano e sem uma bagagem de denúncias sobre violações de direitos humanos na ilha. Essas entidades ganharam o direito de expressar-se como sociedade civil, mas organizações com grande tradição e presentes em Genebra não", disse Julie de Rivero, diretora da HRW na cidade.