Desmond Boylan/Reuters
Desmond Boylan/Reuters

Cuba nomeia novo ministro das Forças Armadas, diz TV

Leopoldo Cintra Frías assume o cargo mais de um mês depois da morte do ministro anterior

REUTERS

09 de novembro de 2011 | 08h00

HAVANA - Cuba nomeou um novo ministro das Forças Armadas Revolucionárias, Leopoldo Cintra Frías, mais de um mês depois da morte do ministro anterior, informou um comunicado oficial nesta quarta-feira, 9.

Cintra Frías, de 70 anos, mais conhecido como "Polo", ocupava o cargo de vice-ministro das Forças Armadas, e substituiu o falecido ministro Julio Casas Regueiro, que morreu no dia 3 de setembro.

O cargo era ocupado até 2008 pelo atual presidente de Cuba, Raúl Castro, que substituiu seu irmão Fidel Castro na presidência, depois que ele se ficou doente, em 2008.

O Conselho de Estado, segundo proposta de seu presidente, concordou em promover ao cargo de ministro das Forças Armadas Revolucionárias o general do Corpo do Exército Leopoldo Cintra Frías", disse a nota oficial lida no noticíario de televisão.

Também foi promovido ao cargo de vice-ministro do mesmo ministério o general do Corpo do Exército Alvaro López Miera, que continuará desempenhando suas funções como chefe do Estado-Maior, disse a nota.

Os dois generais são heróis da República de Cuba, membros do gabinete e do Conselho de Estado. Desde jovens, se integraram à guerrilha que ajudou Fidel Castro a derrubar o ditador Fulgencio Batista e chegar ao poder em 1959.

O comunicado disse que ambos haviam ocupado cargos importantes "na cadeia de comando" e cumprido missões internacionalistas na África.

Tudo o que sabemos sobre:
CUBAMINISTROLeopoldo Cintra Frías

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.