
25 de março de 2010 | 19h48
Efe
CARACAS- A polícia venezuelana prendeu nesta quinta-feira, 25, o deputado oposicionista Wilmer Azuaje após agredir uma policial em uma dependência do departamento de veículos da polícia judicial, de acordo com Wilmer Flores, diretor da corporação.
Veja também:
Presidente de TV de oposição é preso acusado de insultar Chávez
Flores afirmou que a conduta irregular do deputado incluiu "grosserias, maus-tratos e golpes a uma mulher" quando tramitava um documento para recuperar um veículo de sua propriedade.
O diretor reconheceu que a Constituição do país garante a imunidade de deputados, mas esclareceu que ela permite mantê-los em custódia caso sejam surpreendidos em flagrante, e que, após a prisão, a Carta ordena o envio dos deputados a suas residências.
Mais cedo, a presidente da Assembleia Nacional, Cilia Flores, confirmou a detenção do parlamentar, mas disse que não tinha mais informações sobre o caso. Flores recordou que os deputados têm "imunidade parlamentar", o que impede sua prisão, salvo que sejam destituídos dessa imunidade pelo Supremo Tribunal. A deputada também afirmou que o ocorrido terá de ser investigado.
Azuaje, que inicialmente militou nas forças governamentais, se integrou às filas oposicionistas devido a diferenças com o governo venezuelano. Desde então, o parlamentar se envolveu em vários incidentes violentos pelos quais responsabilizou setores chavistas, enquanto o governo defende que eles são resultado de "atividades irregulares" nas quais o deputado estaria envolvido.
Encontrou algum erro? Entre em contato