Harold Escalona/Efe
Harold Escalona/Efe

Em discurso, Hugo Chávez diz que está 'tratando um câncer'

Presidente da Venezuela fez sua primeira fala à nação desde que foi operado no dia 10

estadão.com.br,

30 de junho de 2011 | 22h51

CARACAS - O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, disse nesta quinta-feira, 30, que tem um tumor na região pélvica. Ele admitiu que foi submetido a uma segunda cirurgia em Cuba para extrair as células cancerígenas e disse que está "a caminho da "recuperação total. Chávez disse que a operação "transcorreu satisfatoriamente".

 

Veja também:

linkVenezuela suspende cúpula devido à saúde de Chávez

linkExpectativa toma conta de venezuelanos

linkANÁLISE: Ausência de líder impõe revés a plano chavista

 

"Após esta primeira operação, houve a necessidade de uma segunda intervenção cirúrgica, que permitiu a extração total de um tumor", disse Chávez em uma declaração à nação venezuelana, transmitida pela TV estatal.

 

O líder de 56 anos fez seu primeiro discurso televisivo para a nação desde que foi operado, em 10 de junho, o que deflagrou especulações de que ele estivesse seriamente doente.

 

O pronunciamento foi anunciado mais cedo nesta quinta pelo ministro da Informação da Venezuela, Andrés Izarra, pelo Twitter. "Veja esta noite às 9pm a mensagem do presidente Chávez ao povo da Venezuela", escreveu o ministro.

 

Chávez, de 56 anos, falou a partir de Havana, capital de Cuba, onde está desde o dia 10. O pronunciamento foi o primeiro desde que ele precisou ser operado às pressas em Cuba. O afastamento gerou especulações no país sobre seu estado de saúde.

 

O presidente venezuelano está em Cuba desde que precisou ser operado para a retirada de um abscesso na região pélvica, que lhe causava dores abdominais. Ele completava um giro que incluiu Brasil e Equador. Na quarta-feira, os canais estatais de TV da Venezuela e de Cuba transmitiram um vídeo no qual Chávez aparece, mais magro e disposto, ao lado do ex-presidente cubano Fidel Castro.

 

Com Agência Estado, Efe e Reuters

Tudo o que sabemos sobre:
VenezuelaChávezcancer

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.