Em emboscada, nove policiais morrem no México

Autoridades ainda não sabem o que motivou a agressão; um oficial segue desaparecido

Efe

29 de outubro de 2010 | 05h01

MÉXICO - Nove policiais morreram nesta quinta-feira, 28, por uma emboscada preparada por um grupo criminoso no município de Jilotlán de los Dolores, no estado mexicano de Jalisco, informou uma fonte oficial.  A Secretaria de Segurança Pública (SSP) de Jalisco disse em comunicado que os agressores usaram fuzis de assalto e lança-granadas.

 

Na tarde de quinta-feira, 20 policiais rurais patrulhavam a região sudeste de Jalisco em cinco veículos, atendendo a várias denúncias sobre a existência de criminosos no local.

 

Quando as forças de segurança estavam em uma estrada que leva à usina hidrelétrica de Chilatán, perto da divisa com o estado de Michoacán, foram atacados pelos criminosos. Além dos nove agentes mortos, há um outro dado como desaparecido.

 

Os outros dez policiais do grupo, indicou a SSP de Jalisco, "estão vivos e foram os que repeliram a agressão" dos bandidos, que superavam em número os policiais.Os agressores viajavam em pelo menos dez veículos e levavam fuzis de assalto AK-47 e AR-15, além de lança-granadas calibre 40.

 

"Companheiros dos policiais mortos enfrentaram os bandidos durante várias horas. Por fim, o grupo criminoso, que superava em número os policiais, fugiu rumo ao estado vizinho de Michoacán", disse a fonte. A SSP de Jalisco assinalou que policiais, apoiados por um helicóptero, foram imediatamente ao local para enfrentar os agressores.

 

O México vive desde o fim de semana passado uma espiral de violência com vários ataques de membros do crime organizado, ocorridos em diversas cidades do país, com massacres que deixaram entre 13 e 15 mortos, principalmente jovens.

Tudo o que sabemos sobre:
EmboscadaagressãoMéxicopoliciais

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.