Equipes buscam 20 pessoas soterradas na Colômbia

Equipes de socorro buscam na terça-feira, com ajuda de cães farejadores e máquinas escavadoras, pelo menos 20 pessoas soterradas por um deslizamento numa zona montanhosa do noroeste da Colômbia.

REUTERS

28 de setembro de 2010 | 19h24

O incidente aconteceu na véspera por causa das fortes chuvas na localidade de Giraldo, no departamento de Antioquia, a cerca de 300 quilômetros de Bogotá.

O presidente do país, Juan Manuel Santos, foi à região supervisionar o trabalho de resgate, que precisa ser feito com cuidado devido ao risco de novos deslizamentos.

Santos disse que as pessoas soterradas "foram contra as recomendações que existiram em certo momento" sobre o risco daquela zona.

"Por isso (faço) um apelo a todo mundo para que escute, preste atenção e obedeça as recomendações das autoridades em situações como esta."

Várias regiões da Colômbia têm sofrido chuvas intensas nas últimas semanas por causa do fenômeno La Niña, causado por um resfriamento das águas do Pacífico.

Desde o começo do ano, 74 pessoas já morreram por causa de inundações e deslizamentos em 421 municípios de 27 dos 32 departamentos colombianos, segundo dados oficiais.

(Por Luis Jaime Acosta, em Bogotá; reportagem adicional de Albeiro Lopera)

Tudo o que sabemos sobre:
COLOMBIADESLIZAMENTO*

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.