11 de agosto de 2010 | 15h04
A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, elogiou o fim da crise diplomática entre Venezuela e Colômbia. A chefe da diplomacia dos EUA disse esperar que o encontro de ontem colabore para dar uma solução pacífica às divergências entre os dois países.
Veja também:
Saída para crise afasta OEA e fortalece Unasul
Histórico de tensões entre os dois países
Hillary falou sobre o fim da crise após reunião com o ministro de Relações Exteriores da Argentina, Hector Timmerman. "Esperamos que o gesto do presidente Santos e a receptividade do presidente Chávez leve a uma resolução positiva de alguns dos assuntos que têm pendentes há muito tempo", declarou a secretária de Estado.
Timerman, por sua vez, disse acreditar que a reunião entre os dois líderes seja o início de uma boa relação e o fim de uma ruim.
A União Europeia (UE) também celebrou o restabelecimento das relações. Segundo comunicado conjunto divulgado pelas embaixadas europeias em Bogotá e Caracas, o bloco tem especial satisfação pelo que foi acordado pelos presidentes dos dois países.
Os presidentes da Colômbia, Juan Manuel Santos, e da Venezuela, Hugo Chávez reataram relações diplomáticas após uma reunião ontem em Santa Marta, na Colômbia.
O líder venezuelano havia rompido os laços com o governo do então presidente Alvaro Uribe em 22 de julho, após ser acusado na Organização dos Estados Americanos (OEA) de abrigar guerrilheiros das Forças Armadas Revolucionários da Colômbia.
Com Efe e AP
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.