Ex-presidente peruano Toledo sobe em pesquisa eleitoral

O ex-mandatário peruano Alejandro Toledo apareceu em segundo lugar nas preferências para as eleições presidenciais de abril do ano que vem, superando a filha do ex-governante Alberto Fujimori, Keiko Fujimori, divulgou na quinta-feira um importante instituto de pesquisas.

REUTERS

18 de novembro de 2010 | 15h22

No primeiro lugar das intenções de voto, com 24,1 por cento, mantém-se o ex-prefeito de Lima Luis Castañeda, indicou a sondagem da empresa Compañía Peruana de Investigación y Mercados (CPI), divulgada pela rádio-emissora local RPP.

Toledo, que governo o país entre 2001 e 2006 e lançou há uma semana sua candidatura presidencial, subiu para o segundo lugar das preferências com 20,5 por cento; enquanto a conservadora Keiko Fujimori ficou com 19,5 por cento na pesquisa urbana realizada em nível nacional pela CPI.

Os três candidatos à Presidência do Peru que lideram as sondagens são considerados amigos do livre mercado.

Em quarto lugar e com tendência de queda se encontra o militar da reserva e líder nacionalista Ollanta Humala, com 8 por cento. Humala ainda assusta os mercados, apesar de ter moderado seu discurso radical de esquerda.

Segundo as pesquisas, nenhum dos postulantes obteria mais de 50 por cento dos votos para triunfar no primeiro turno e seria necessário um segundo turno para definir a eleição.

(Reportagem de Marco Aquino)

Tudo o que sabemos sobre:
PERUPESQUISAELEITORAL*

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.