Ex-presidente Toledo lidera pesquisa à Presidência do Peru

O ex-presidente do Peru Alejandro Toledo chegou ao primeiro lugar em pesquisa de intenção de voto para as eleições presidenciais de 2011, desbancando o ex-prefeito de Lima Luis Castañeda, que liderava há meses as sondagens, disse nesta segunda-feira um importante instituto de pesquisa.

REUTERS

06 de dezembro de 2010 | 17h43

Toledo, que governou o país entre 2001 e 2006, alcançou pela primeira vez a liderança, com 26 por cento das intenções de voto, dez pontos percentuais a mais que a sondagem anterior, segundo o instituto Datum Internacional.

A filha do ex-presidente Alberto Fujimori, a parlamentar conservadora Keiko Fujimori, manteve-se em segundo lugar, com 22 por cento, queda de dois pontos percentuais.

A ascensão de Toledo se deu com a queda de Castañeda, que agora ocupa a terceira posição, com 21 por cento --ante 26 por cento da pesquisa anterior.

Os três aspirantes à Presidência que lideram as pesquisas são vistos como favoráveis ao livre mercado.

A pesquisa foi realizada com 1.204 pessoas, entre 25 de novembro e 1o de dezembro. A margem de erro é de 2,8 pontos percentuais.

Outros dois importantes institutos de pesquisa no Peru apontaram o avanço de Toledo nas últimas semanas, mas o ex-presidente aparece empatado em segundo lugar com Keiko Fujimori.

(Reportagem de Mario Aquino)

Tudo o que sabemos sobre:
PERUPESQUISATOLEDO*

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.