Valéria Gonçalvez/AE - 12/11/2007
Valéria Gonçalvez/AE - 12/11/2007

Faculdade de Columbia anuncia vencedores de prêmio de jornalismo

72ª edição do Maria Moors Cabot premia diretor do Instituto Fernand Braudel

estadão.com.br

20 de julho de 2010 | 18h42

SÃO PAULO  - A Faculdade de Jornalismo da Universidade de Columbia, nos EUA, uma das mais prestigiosas do mundo, anunciou nesta terça-feira, 20, os vencedores da 72ª edição do prêmio Maria Moors Cabot, dado a reportagens feitas na América Latina e no Caribe.

Entre os vencedores está Norman Gall, jornalista americano radicado em São Paulo, fundador e editor do Instituto Fernand Braudel. O âncora da CNN Anderson Cooper, apresentador do programa 360º, ganhou a menção honrosa pela cobertura do terremoto no Haiti em janeiro.

Gall, que já viveu em San José, em Porto Rico, e em Caracas, na Venezuela, mora em São Paulo desde 1977, e é o diretor e fundador do Instituto de Economia Mundial Fernand Braudel, onde publica análises em inglês, espanhol e português sobre assuntos-chave no subcontinente, reproduzidos em diversos jornais da região.

Completam a lista de vencedores o repórter free-lancer Tyler Bridges, o nicaraguense Fernando Chamorro, diretor do programa Esta Noche, e o blogueiro mexicano Joaquim Ibarz, do jornal espanhol La Vanguardia. A rádio Signal FM do Haiti também recebeu uma menção honrosa.

"Por sete décadas. A Universidade de Columbia orgulhosamente ofereceu o prêmio Maria Moors Cabot como reconhecimento ao melhor jornalismo produzido nas Américas", disse o reitor da faculdade, Nicholas Lemann. "Os vencedores deste ano exemplificam a tradição. Agradeço-os por seus esforços em nos fazer entender melhor as Américas."

O presidente da Universidade, Lee C. Bollinger, vai apresentar as medalhas em um jantar no próximo dia 28 de outubro aos agraciados. No ano passado, o prêmio foi dado à blogueira cubana Yoani Sanchez e ao colunista do Globo Merval Pereira.

Tudo o que sabemos sobre:
jornalismoEUAAmérica Latina

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.