Fernando Lugo não sabe quantos filhos tem, revela assessor

Secretário da Presidência paraguaia diz não ter certeza do que 'está vindo'; mulher inicia campanha por DNA

PUBLICIDADE

Por da Redação e com Reuters
Atualização:

Mais um capítulo do escândalo de paternidade do presidente e ex-bispo Fernando Lugo assola o Paraguai. Desta vez, o secretário-geral da Presidência revelou ao jornal The New York Times que o chefe de Estado não sabe ao certo quantos filhos tem. "Ele não está certo, então não temos certeza do que exatamente pode estar vindo", afirmou Miguel López Perito, que também é um amigo próximo do presidente.

 

Veja também:

 

Nesta segunda-feira, 11, uma mulher que abriu uma ação por reconhecimento de paternidade contra Lugo pediu ajuda à população para pagar o exame de DNA previsto no processo, numa campanha que ameaça prejudicar ainda mais a imagem do presidente. Benigna Leguizamón, uma humilde vendedora de detergentes de 27 anos, afirma que teve um filho de Lugo quando este ainda era bispo. Ela pede que o presidente reconheça a paternidade do menino de 6 anos, lhe dê seu sobrenome e pague pensão alimentícia.

 

"Ele não se abria sobre esta questão para mim", continuou López Perito, segundo o New York Times. "Eu respeito isso, por ele não ser uma pessoa que fala sobre sua vida pessoal. Apesar de saber que isso poderia explodir a qualquer momento, eu nunca soube especificamente o que estava acontecendo."

 

Benigna moveu a ação contra o presidente dias depois de Lugo ter reconhecido a paternidade de outro menino, de 2 anos, fruto de uma relação com uma jovem de 26 anos que aconteceu quando o presidente ainda era bispo da Igreja Católica, uma revelação que causou escândalo no país e prejudicou a popularidade do presidente.

 

A mulher pediu em quatro bancos a abertura de contas solidárias para recolher os 4 milhões de guaranis (cerca de US$ 795) necessários para o exame de DNA, numa campanha à qual deu o nome de "Pelos direitos de Fernando", nome de seu filho. "Estamos buscando maneiras para que alguém que não tenha envolvimento em questões políticas possa nos dar uma ajuda". disse a jornalistas o advogado da querelante, Leong Je Park, depois de mencionar as condições econômicas de Benigna, que é extremamente pobre e sustenta seus quatro filhos.

Publicidade

 

RESPOSTA DE LUGO

 

O presidente paraguaio, que reconheceu apenas ter tido uma relação com Viviana Carrillo - mãe do menino de 2 anos -, afirmou que acatará qualquer resolução judicial, pediu que o exame de DNA seja realizado num laboratório nacional e que a amostra de seu sangue seja extraída na residência presidencial.

 

Seu advogado, Marcos Fariña, disse que o presidente não pagará pelo exame, que deve ser financiado por quem fez a demanda judicial e pediu a prova. "Meu cliente não tem porque pagar. Ele não tem a obrigação de subvencionar esse exame", disse o advogado.

 

Fernando Lugo continua sendo alvo de críticas, com a denúncia feita por outra mulher, esta de 39 anos, que afirmou ter tido uma relação com ele pouco depois de ele ter deixado de ser bispo para dedicar-se à política. Dessa relação teria nascido um menino que hoje tem pouco mais de 1 ano de idade.

 

O escândalo protagonizado pelo presidente, um socialista novato em política que pôs fim a décadas de governo conservador, o levou a ser condenado por muitos paraguaios, embora vários analistas afirmem que sua gestão será avaliada por suas ações no governo, mais que por sua vida privada.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.