Fidel Castro faz primeira aparição pública em quatro anos

O líder revolucionário cubano Fidel Castro fez sua primeira aparição pública desde que ficou doente há quatro anos. Ele visitou um centro de pesquisas, afirmaram um blog e uma página do governo cubano.

JEFF FRANKS, REUTERS

11 de julho de 2010 | 10h40

Fotografias no site estatal www.cubadebate.cu, tiradas por seu filho Alex, mostram Castro, 83, sorrindo e com um semblante saudável conversando com diretores do Centro Nacional de Pesquisas Científicas.

Notícias da visita saíram primeiro num blog pró-governo, onde foram publicadas fotos tiradas com um celular na quais Castro está cumprimentando admiradores enquanto saía do centro de pesquisas.

O blog pode ser visto na internet no endereço: (http://bloguerosrevolucion.ning.com/profiles/blogs/fidel-visito -el-centro)

A blogueira, Rosa C. Baez escreveu que Castro foi visto fazendo uma visita "surpresa" ao centro na quarta-feira e parou para cumprimentar e "jogar beijos" a um grupo que esperava para vê-lo.

"Ele está magro mas tinha boa aparência e de acordo com nosso diretor continua com perfeita saúde mental," disse Baez, cujo blog aparece num site intitulado "blogueiros e correspondentes da revolução."

Nas fotos, Castro, que está com a barba branca, veste uma jaqueta atlética, como tem vestido em quase todas as fotos publicadas desde que ele se afastou da vida pública.

Castro tem sido visto apenas em fotografias ocasionais desde que sofreu uma cirurgia de emergência do intestino em julho de 2006 e passou o poder interinamente a seu irmão Raul Castro.

Sua primeira aparição pública em quatro anos acontece justo quando Cuba se prepara para libertar 52 prisioneiros políticos, todos presos em 2003, quando Castro ainda estava no poder e resolveu enfraquecer seus opositores.

Ele renunciou à presidência em fevereiro de 2008 e Raul Castro, 79, a assumiu oficialmente depois de uma votação na Assembléia Nacional.

Tudo o que sabemos sobre:
CUBAFIDELAPARICAO*

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.