
02 de março de 2012 | 08h25
A televisão estatal mostrou imagens do encontro, em que Fidel, de 85 anos, apareceu sentado, porém conversando de forma animada com os visitantes. O líder cubano deixou a Presidência de Cuba em 2008, depois que uma doença intestinal limitou sua aparição na cena política.
"Um emotivo encontro aconteceu nesta tarde no Palácio das Convenções entre o líder da Revolução Cubana Fidel Castro e 770 integrantes do Cruzeiro Pela Paz, entre eles 10 sobreviventes dos ataques com bomba atômica em Hiroshima e Nagasaki", afirmou o site oficial www.cubadebate.cu.
O Cruzeiro Pela Paz, navio japonês que percorre o mundo para promover o desarmamento, chegou à ilha na quinta-feira com centenas de ativistas, que também visitaram centros hospitalares e escolas em Havana.
"Fidel nos pediu para divulgar mais os horrores das consequências dos bombardeios contra Hiroshima e Nagasaki, continuar investigando os efeitos dos testes nucleares realizados no oceano Pacífico, denunciar a existência irracional de 25 mil armas nucleares no mundo e lutar pela paz e pela sobrevivência da espécie humana", afirmou o Cubadebate.
Fidel teve encontro parecido com visitantes japoneses quando o Cruzeiro Pela Paz atracou na costa de Havana, em 2010.
(Por Rosa Yania Valdés)
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.