Filha de Fujimori lidera corrida presidencial 2011 no Peru

A filha do ex-presidente peruano Alberto Fujimori lidera as intenções de voto na corrida presidencial do Peru em 2011, com 24 por cento de apoio, segundo fontes do mercado que tiveram acesso, na terça-feira, a uma pesquisa da empresa Ipsos Apoyo.

REUTERS

21 de setembro de 2010 | 21h32

Luis Castañeda, atual prefeito de Lima, que abriga um terço do colégio eleitoral do Peru, está com 19 por cento e no segundo lugar da pesquisa, que contempla as intenções de voto rural e urbano.

A movimentação política para a eleição presidencial de abril de 2011 inquietou o mercado local nesta terça-feira, em meio a temores de que surja um candidato de esquerda que mude as políticas econômicas que fizeram do Peru um dos países de maior crescimento do mundo.

O medo apareceu depois do avanço da candidata de centro-esquerda Susana Villarán para a prefeitura de Lima, que chegou ao primeiro lugar nas pesquisas e destronou a conservadora Lourdes Flores, considerada amiga do livre mercado.

Na corrida presidencial, Keiko Fujimori tem afirmado que manterá a trajetória do crescimento explosivo do país e levará o auge econômico aos setores mais pobres.

Contudo, a parlamentar não consegue se desvincular da sombra de seu pai, que foi condenado a 25 anos de prisão por abusos aos direitos humanos durante seu governo.

Já o pragmático prefeito de Lima viu sua popularidade cair nos últimos meses devido às denúncias de corrupção.

No terceiro lugar da pesquisa aparece o ex-presidente Alejandro Toledo com 16 por cento das preferências.

E mais abaixo, com 14 por cento, está o militar aposentado Ollanta Humala, que agitou o mercado financeiro quando disputou a Presidência com Alan García em 2006 com promessas de transformar as políticas econômicas do país andino.

Agora, Humala adotou uma postura mais moderada ao descartar que um eventual governo seu seja "extremista" e afirmar que abriria as portas àqueles investimentos estrangeiros que respeitem as comunidades e o meio ambiente.

(Reportagem de Patricia Vélez e Teresa Céspedes)

Tudo o que sabemos sobre:
PERUFILHAFUJIMORI*

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.