PUBLICIDADE

Filhos bastardos tornam Lugo motivo de piada no Paraguai

Acusações envolvendo ex-bispo presidente inspiraram músicas, charges e peças de teatro

Por Marcia Carmo
Atualização:

As três mulheres que dizem ter filhos do presidente paraguaio. Foto: Reuters

 

PUBLICIDADE

BUENOS AIRES - As recentes acusações de que o presidente do Paraguai, o ex-bispo católico Fernando Lugo, seria pai de três crianças (de três mães diferentes) geraram uma onda de piadas no país. O grupo de cumbia (gênero musical) Los Angeles lançou uma música sobre o episódio que já se tornou o hit do momento no Paraguai. O refrão da música Lugauchodiz: "Lugaucho tem coração, mas não usou condón(preservativo)".

Em outro trecho, a letra se refere às promessas de mudança feitas por Lugo antes de ser eleito. "Não fiz mudanças no país, mas 'mudo' fraldas", diz a letra. O título da música, Lugaucho, sugere a união das palavras Lugo e gaucho (uma gíria local para designar uma pessoa que faz favores). A música diz ainda que os "parlamentares vão pensar três vezes, a partir de agora, antes de mandar a mulher para o confessionário". Outra piada que circula no Paraguai diz que Lugo não deveria ter renunciado à batina para ser candidato a presidente porque "afinal, já era padre (palavra que significa pai e sacerdote em espanhol)".

 

As piadas sobre o episódio também já chegaram a países vizinhos, como a Argentina. Os cartunistas Nik, do jornal La Nación, e Daniel Paz & Rudy, do Página 12, publicaram nesta quarta-feira charges similares. "Presidente Lugo, continuam aparecendo mulheres que dizem ser mães de seus filhos. O senhor não tomou nenhuma precaução?", pergunta o cartum de Nik. "Não, por favor. Isso vai contra os princípios da Igreja." No Paraguai, ouvintes ligaram nesta quarta-feira para diversas emissoras de rádio, entre elas a Ñanduti, de Assunção, para comentar os episódios que envolvem o presidente. "Ele pecava, mas logo confessava, porque era bispo", disse um dos ouvintes. "Lugo poderia mudar seu slogan e dizer: venham a mim as mulheres precoces que querem ser mãe", disse outro. A polêmica em torno de Lugo também promete chegar aos palcos do teatro paraguaio. "Os niños (filhos) cantores de Lugo" é o título de uma peça do grupo humorístico Ab Ovoque, segundo a imprensa local, estreará wm 1 de maio. "Como não param de aparecer filhos de Lugo, já preparamos um coral inteiro de crianças que os representarão no palco", disse o porta-voz do grupo, Tony Apuril. Outro grupo teatral humorístico, liderado por Carlitos Vera, anunciou que sua próxima peça será chamada de "íGrande Pa!" ("Grande Pai"). "Quero agradecer ao presidente Lugo por nos oferecer um baita tema que vai deleitar o nosso público", disse Vera, que se vestirá de padre no espetáculo.

 

BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.