Furacão Katia deve perder força e se tornar tempestade tropical

Tormenta é uma das três simultâneas na região, junto com furacões Irma e Jose

PUBLICIDADE

Atualização:
Imagem de satélite mostram os três furacões simultaneamente na região da América Central: o Katia (E), que se transformou em tempestade tropical; o Irma (C), que segue rumo aos EUA; e o Jose (D), que segue caminho semelhante. Foto: Nasa /EFE

O furacão Katia, que chegou ao México na noite desta sexta-feira, perdeu força e deve ser rebaixado para a categoria de tempestade tropical, com ventos de 55 km/h. A informação foi confirmada pelo Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC, na sigla em inglês).

Segundo os últimos boletins divulgados pelo NHC, a tormenta se encontrava ao norte da cidade de Tecolutla, cidade de 25 mil habitantes ao norte de Veracruz. Como furacões são alimentados pela água dos oceanos, a entrada do Katia no continente tirou sua força, rebaixando-o de nível. A expectativa é de que a tempestade se dissipe nas montanhas mexicanas.

Moradores de Tecolutla estão entre os que mais sofreram com o Katia no México Foto: Eduardo Verdugo/AP

PUBLICIDADE

Mesmo com a perda de força, Katia deve trazer inundações ao norte de Veracruz e ao menos outras duas regiões do México. Já estados como Puebla, Tamaulipas e San Luís de Potosí deverão receber chuvas mais leves.

Até ontem, o Katia era um dos três furacões simultâneos na América Central – enquanto o Irma se aproxima de Cuba e já causa apreensão os Estados Unidos, o Jose segue pelas Antilhas e deve seguir em direção ao oceano./ COM INFORMAÇÕES DA EFE

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.