Governador vê progresso na relação entre Cuba e Estados Unidos

Bill Richardson dá como exemplo a libertação de presos políticos e alívio de bloqueio de viagens à ilha

Efe,

08 de setembro de 2010 | 20h11

WASHINGTON- O governador do Novo México, Bill Richardson, garantiu nesta quarta-feira, 8, que as relações entre os Estados Unidos e Cuba estão em uma "fase positiva", após ter viajado recentemente à ilha.

 

Veja também:

linkModelo econômico cubano não funciona mais, diz Fidel Castro

 

"Creio que a relação está em uma fase positiva, há muitos pessimistas que acreditam que nada mudará nunca, mas estão fazendo coisas positivas liberando 37 prisioneiros políticos, através de um acordo com a Igreja, o chanceler da Espanha e o presidente de Cuba", disse Richardson.

 

O governador pediu que esses "passos positivos" aconteçam mais vezes e se referiu a um alívio no bloqueio de viagens à ilha por parte dos Estados Unidos.

 

"Acredito que Obama vai facilitar as viagens, estou há três semanas esperando (o anúncio) e esperamos que esse seja outro passo para o desenvolvimento da confiança entre os dois países", declarou.

 

"Chegou um momento para uma cooperação maior e facilitação de viagens, para que haja mais acadêmicos, religiosos, esportistas viajando", opinou o governador.

 

Segundo Richardson, outra medida que está sendo desenvolvida é permitir o aluguel de aviões para viajar a Cuba em mais cidades americanas.

 

Quanto a colaboração entre os dois países, o governador afirmou que a cooperação no tema de drogas "está melhorando", e destacou o trabalho conjunto entre as nações para ajudar o Haiti.

 

"EUA e Cuba cooperaram no Haiti com clínicas conjuntas", disse Richardson, que considerou as ações como "passos fundamentais" para melhorar as relações bilaterais.

Tudo o que sabemos sobre:
CubaEUABill RichardsonNovo México

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.