Reprodução/NHC
Reprodução/NHC

Ida ganha força de furacão antes de atingir a Nicarágua

Tormenta já passou por localidade turística do país e fez com que mais de duas mil pessoas fossem retiradas

Reuters, Agência Estado e Associated Press,

05 Novembro 2009 | 11h40

A tormenta tropical Ida ganhou o status de furacão categoria 1 nesta quinta-feira, 5, enquanto se aproxima da costa da Nicarágua, informou o Centro Nacional de Furacões dos EUA.

 

O Ida arrancou árvores pela raiz, interrompeu os serviços de energia elétrica e telefonia e forçou a retirada de cerca de dois mil habitantes da Ilha do Milho, uma popular estância turística do país. A tormenta formou-se na quarta-feira e rapidamente ganhou força no sudoeste do Caribe. Não há informações referentes a vítimas.

 

A tempestade tropical ganhou força rapidamente e se transformou num furacão antes de atingir a porção continental da Nicarágua, segundo previram especialistas. Há um alerta de furacão em vigor para o litoral da Nicarágua até a fronteira com Honduras.

 

Na manhã desta quinta, o centro do Ida estava a 100 quilômetros ao nordeste da costa nicaraguense e movia-se em direção ao país a 10 quilômetros por hora. Os ventos da tormenta chegavam à velocidade de até 120 quilômetros por hora, segundo o órgão americano. Cerca de 500 milímetros de chuva são esperados na região durante a passagem do furacão, o que pode provocar enchentes e deslizamentos de terra.

 

As autoridades da Nicarágua afirmaram que pode haver mais operações de retirada das áreas de risco por conta das chuvas e dos fortes ventos.

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.