13 de agosto de 2010 | 13h30
Lugo está internado num hospital de São Paulo, onde foi submetido a exames médicos que confirmaram o diagnóstico de linfoma não-Hodgkin localizado na região da virilha, mediastino e numa parte óssea da coluna. Seu estado clínica é avançado, mas os médicos garantem que o presidente tem altas possibilidades de cura.
O presidente amanheceu muito bem e sem efeitos colaterais, o que é importante para os próximos processos de quimioterapia, e isso nos anima muito", disse a jornalistas paraguaios o ministro das Comunicações, Augusto dos Santos, que acompanha Lugo no Brasil.
"Ele tomou café da manhã normal e não teve efeitos. Essa é uma informação muito animadora porque tem a ver com uma questão que nos preocupava muito, além da saúde do presidente, que é o exercício de suas tarefas como mandatário", acrescentou.
Um comunicado da Presidência paraguaia disse que Lugo, um ex-bispo católico de 59 anos que completa no domingo dois anos de governo, assistiu a programas de tevê enquanto recebia as drogas da primeira sessão de quimioterapia, que terminou por volta de meia-noite.
"Ele acordou cedo e sem os tradicionais efeitos colaterais da quimioterapia. Depois do café da manhã, a equipe médica do hospital o convidou para caminhar pelas instalações do centro médico para conhecer as dependências", disse a nota.
Nesta sexta-feira Lugo vai conversar por telefone com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que enviou na terça-feira um avião da Força Aérea Brasileira para buscar o presidente paraguaio em Assunção.
As cinco sessões de quimioterapia restantes que o presidente será submetido acontecerão em Assunção, num intervalo de quatro a seis meses.
Lugo voltará ao Paraguai no sábado e deve cumprir sua agenda pública no fim de semana, incluindo uma reunião com o presidente do Uruguai, José Mujica, em Assunção, e a participação no encerramento de uma reunião social latino-americana.
(Reportagem de Mariel Cristaldo)
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.