Efe
Efe

Lula 'chegou como Cristo, anunciando a boa nova', diz Chávez

Venezuelano se refere à aprovação da da entrada da Venezuela no Mercosul pela comissão do Senado brasileiro

Efe,

30 de outubro de 2009 | 15h47

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, disse nesta sexta-feira, 30, que o presidente Lula chegou ao país "como Cristo, anunciando a boa nova", referindo-se à aprovação da entrada da Venezuela no Mercosul pela comissão do Senado brasileiro.

 

"É benéfico para todos. Criar um grande mercado para a América do Sul. O Mercosul vai se transformar em um novo polo de poder econômico", afirmou Chávez aos jornalistas na pista do aeroporto de El Tigre, onde recebeu Lula para um novo encontro trimestral entre ambos.

 

O protocolo de adesão da Venezuela, do qual só resta uma votação no plenário do Senado brasileiro, já foi ratificado nos Parlamentos argentino e uruguaio, e está pendente de debate no Paraguai. "Considero do ponto de vista moral, econômico, político, que a Venezuela já é território do Mercosul", acrescentou o presidente venezuelano, se mostrando esperançoso de que o Paraguai dê também o sinal verde. "O Paraguai tem seus próprios ritmos. Acho que mais cedo do que tarde conseguiremos que o Paraguai aprove a entrada da Venezuela", nesse bloco, declarou Chávez.

 

Lula qualificou de "extraordinária" a aprovação da entrada da Venezuela no Mercosul por uma comissão do Senado, ao inaugurar em Caracas, pouco após sua chegada, o novo Consulado do Brasil na capital.

 

Em sua sétima reunião trimestral, os dois presidentes selarão acordos para a operação conjunta de uma refinaria em Pernambuco e tratarão assuntos da agenda bilateral, assim como questões internacionais, como o acordo de bases militares entre Colômbia e os EUA e a resolução do impasse político em Honduras.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.