Lula e Evo Morales discutirão bases americanas na Colômbia

Presidente brasileiro quer debate ''franco, ponderado e objetivo' no próximo encontro na Unasul

20 de agosto de 2009 | 16h18

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reunirá no sábado, 22, com seu par boliviano, Evo Morales, em um encontro que discutirá a anunciada instalação de bases militares americanas na Colômbia, segundo a agência AFP.

 

"O presidente Lula pretende falar sobre o tema com o presidente Morales. As bases americanas obviamente preocupam o Brasil, porque não sabemos exatamente qual o propósito", disse o porta-voz presidencial Marcelo Baumbach à imprensa.

 

De acordo com ele, a intenção de Lula é contribuir para que os países da União de Nações Sul-Americanas (Unasul) tenham uma discussão "franca, ponderada e objetiva" quando se reunirem em Bariloche, na Argentina, em 28 de agosto.

 

Baumbach reiterou a posição brasileira de exigir "o estabelecimento de garantias jurídicas de que as bases não sejam usadas em ações contra outros países", e acrescentou que a reabertura das bases "é um elemento que agrava a tensão na região".

 

Lula também pretende transmitir a Morales a convicção de que "não se pode permitir que o assunto gere retrocessos na integração sul-americana", acrescentou.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.