27 de agosto de 2009 | 22h21
À véspera do encontro da União de Nações Sul-Americanas (Unasul), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu hoje por telefone a seu homólogo venezuelano, Hugo Chávez, cautela e um tom moderado nos debates de hoje com colombiano Álvaro Uribe. O aumento do número de militares americanos nas bases da Colômbia aumentou as tensões entre os países da região.
Veja também:
Especial: Hugo Chavez consagra receita de "governo ao vivo"
Unasul debate na Argentina acordo militar de Colômbia e EUA
Outdoor de senador na Colômbia fala para Chávez 'abrir os olhos'
Grupo organiza passeata contra Chávez através do Twitter
Chávez publica 'Carta aos presidentes da Unasul' em jornal
Ariel Palacios explica temas que serão discutidos na cúpula
Enquete: A instalação de bases dos EUA na Colômbia ameaça a região?
A assessoria de imprensa de Lula relatou que o presidente disse na conversa com Chávez que a cúpula é fundamental para consolidar a Unasul. Lula reiterou que é preciso sair do encontro de hoje, em Bariloche, na Argentina, com medidas concretas para a construção de confiança entre os países membros.
Lula, segundo os assessores, disse que é prioritário fazer deste momento uma oportunidade para fortalecer mecanismos regionais como os conselhos sul-americanos de defesa e de combate ao narcotráfico.
Na conversa de 30 minutos, Chávez teria concordado com a visão de Lula sobre o tom que deve ser adotado em Bariloche. Chávez teria dito que a região pode sair fortalecida na sua capacidade de administrar temas importantes para todos os países envolvidos.
Encontrou algum erro? Entre em contato