Stringer/Reuters
Stringer/Reuters

México captura principal colaborador de poderoso traficante

Traficante foi preso após um confronto armado que durou quase 20 minutos no Estado de Sinaloa

Reuters

09 de novembro de 2010 | 01h31

CIDADE DO MÉXICO - Um colaborador principal de um chefe das drogas no México foi apresentado na segunda-feira, 8, pelas autoridades locais, após ter sido capturado na véspera de um confronto armado.

Manuel Fernandez Valencia, que tem o apelido "La Puerca", foi apresentado pela Secretaria de Segurança Pública mexicana como 'o principal colaborador e introdutor de droga nos Estados Unidos' ao serviço de Joaquin "El Chapo" Guzman.

O traficante foi detido no domingo em uma operação na cidade de Culiacan, no estado de Sinaloa, após um enfrentamento que durou quase 20 minutos quando um comando armado tentou fazer o resgate.

Fernandez seria responsável pelo ingresso de carregamentos de cocaína e heroína aos Estados Unidos e era considerado fugitivo pelas autoridades deste país, informou a secretaria.

Joaquin "El Chapo" Guzman é o chefe do poderoso cartel de Sinaloa e o responsável por uma sangrenta guerra territorial contra seus rivais, que iniciou em 2005.

Guzman é o homem mais procurado do México e foi descrito por funcionários das agências antidrogas norte-americanas como 'quase intocável'.

Mais de 31 mil pessoas morreram devido a violência do narcotráfico no México desde o final de 2006, quando o presidente Felipe Calderon assumiu o cargo e lançou operações com militares e policiais para combater os cartéis.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.