México captura suposto sucessor do traficante 'La Barbie'

A polícia mexicana anunciou na quarta-feira a prisão, ocorrida na véspera em um bairro luxuoso da capital, do traficante Carlos Montemayor, o "Caubói", apontado como sucessor da quadrilha criada por Edgar "La Barbie" Valdez.

REUTERS

24 de novembro de 2010 | 20h44

Montemayor, 38 anos, que é sogro de Valdez, teria assumido o controle da quadrilha com a prisão de Valdez, em agosto.

O grupo, uma dissidência do chamado Cartel Beltran Leyva, disputa o domínio do tráfico de drogas na cidade portuária de Acapulco, e teria sido responsável pela recente onda de violência no Estado de Morelos, ao sul da capital.

"Essa prisão foi resultado da partilha de informações com a DEA (agência antidrogas dos EUA) e do acompanhamento de pistas após a captura de Edgar Valdez", disse a política em nota.

A violência associada ao narcotráfico afasta investidores e turistas do México, e os EUA temem que a criminalidade ultrapasse a fronteira. Washington já prometeu 1,3 bilhão de dólares em ajuda ao México para o combate ao narcotráfico. Três helicópteros Black Hawk chegaram na quarta-feira ao país.

Valdez, que é cidadão dos EUA e é o principal traficante mexicano a ter sido preso na atual "guerra às drogas", lançada em 2006 pelo governo, pode ser extraditado para os EUA.

Mais de 31.000 pessoas morreram em confrontos entre quadrilhas rivais e entre traficantes e forças de segurança desde que o presidente Felipe Calderón tomou posse, no final de 2006.

(Reportagem de Anahi Rama)

Tudo o que sabemos sobre:
MEXICOTRAFICANTE*

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.