Novo ataque das Farc deixa 6 mortos na Colômbia

Guerrilheiros das Farc dispararam nesta quinta-feira bombas de fabricação caseira contra um quartel da polícia no sul da Colômbia, em um novo ataque que deixou ao menos seis mortos, incluindo uma criança, em meio ao recrudescimento das ações dos rebeldes, informaram as autoridades.

REUTERS

02 de fevereiro de 2012 | 22h15

Os insurgentes das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia lançaram cilindros de gás repletos de explosivos contra a base policial do município de Villarica, uma região montanhosa do departamento de Cauca, considerada estratégica para a produção e exportação de cocaína.

O ataque, que também deixou 15 feridos, aconteceu um dia depois que rebeldes do mesmo grupo detonaram uma bomba poderosa contra o quartel de polícia do porto de Tumaco, no departamento de Nariño, na costa pacífica, numa ação que deixou nove pessoas mortas e 71 feridas.

"A situação é lamentável. Temos seis mortos, cinco civis e um policial, além da destruição do posto da polícia e várias edificações", disse o prefeito de Villarica, Juan Guillermo Mina.

As Farc, consideradas uma organização terrorista por Estados Unidos e a União Europeia, intensificaram seus ataques nas últimas semanas como parte de uma estratégia para demonstrar seu poder militar, de acordo com fontes de segurança e analistas.

(Reportagem de Luis Jaime Acosta)

Tudo o que sabemos sobre:
COLOMBIAFARCATAQUE*

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.