
26 de março de 2010 | 12h29
SANTIAGO - Um terremoto de magnitude 6,2 atingiu nesta sexta-feira, 26, o norte do Chile, mas não há informações iniciais sobre vítimas nem danos. A área atingida abriga grande parte da indústria de produção de cobre do país.
De acordo com o Instituto de Pesquisa Geológica dos Estados Unidos, o tremor ocorreu às 11h52 (hora de Brasília) e seu epicentro localizou-se 76 quilômetros ao sul de Copiapó, capital da região do Atacama, 820 quilômetros ao norte de Santiago.
As comunicações telefônicas foram prejudicadas, mas informações obtidas via rádio indicam que o abalo sísmico causou pânico, com pessoas correndo de dentro dos imóveis para áreas abertas. No entanto, não há informações sobre vítimas nem danos graves.
As autoridades chilenas descartaram a possibilidade de tsunami, mas em Copiapó, as escolas e alguns prédios foram desocupados. Devido ao nervosismo de algumas pessoas, as autoridades pediram calma à população.
Eva Cansino, do Escritório Nacional de Emergência (Onemi), disse que o abalo sísmico não é uma réplica do terremoto que, em 27 de fevereiro, devastou o centro-sul do país.
No mês passado, um tremor de magnitude 8,8 ocorrido perto de Concepción, no centro-sul chileno, provocou a morte de centenas de pessoas e devastou uma ampla área do país, causando destruição inclusive em Santiago.
Encontrou algum erro? Entre em contato