23 de janeiro de 2010 | 14h08
A ONU anunciou na noite desta sexta-feira, 22, em Genebra, o fim das buscas por sobreviventes do terremoto no Haiti. Mas o governo do Haiti desmentiu neste sábado, 23, que os trabalhos de resgate de sobreviventes tenham sido encerrados. "A informação é falsa. O presidente nunca disse isso", afirmou o porta-voz da Presidência, Volcy Assad.
O fim da busca por sobreviventes havia sido divulgado pela ONU, em Genebra. O ministro de Relações Exteriores, Celso Amorim, anunciou que o governo brasileiro deve dobrar a ajuda financeira ao país, destruído pelo terremoto do dia 12. O dinheiro, segundo Amorim, seria destinado à reconstrução do Haiti. A informação foi passada por Amorim ao primeiro ministro do Haiti, Jean-Max Bellerive. O Brasil já havia anunciado US$ 15 milhões para uma ajuda emergencial para socorrer o país após o tremor de terra que deixou 1,5 milhão de desabrigados.
Segundo Amorim, o mesmo valor pode ser destinado para a reconstrução. "Eu penso na mesma quantia, equivalente a de emergência, para a reconstrução", afirmou aos jornalistas. Amorim disse ainda que ofereceu ao governo haitiano ajuda administrativa para reconstruir o próprio governo do país. "Ofereci ajuda para a formação de quadros. O governo haitiano está com o controle da situação", ressaltou. (Colaborou Leandro Colon)
Encontrou algum erro? Entre em contato