Outdoor na Colômbia fala para Chávez 'abrir os olhos'

Senador colombiano organiza campanha publicitária para motivar apoio da população ao governo Uribe

REUTERS

27 de agosto de 2009 | 14h41

 

"Abra os olhos", diz outdoor em Bogotá, na Colômbia, com imagem de Chávez. Foto: AP

 

 

BOGOTÁ - A desavença diplomática entre Colômbia e Venezuela ganhou novos contornos nesta semana com a instalação de uma série de outdoors em Bogotá com fotos do presidente venezuelano, Hugo Chávez, de olhos fechados. "Ei! Abra os olhos!," lê-se nos outdoors.

 

Veja também:

Amorim alerta sobre acordo entre Colômbia e EUA

Chávez publica 'Carta aos presidentes da Unasul' em jornal

forum Enquete: A instalação de bases dos EUA na Colômbia ameaça a região?

especial Especial: A trajetória de Hugo Chávez

 

Chávez acusa o presidente colombiano, Alvaro Uribe, e os Estados Unidos de planejarem uma invasão na Venezuela para tentar tomar as vastas reservas de petróleo do país que é membro da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP). Ambos os países negam a acusação.

O senador colombiano Armando Benedetti, partidário de Uribe, organizou a campanha publicitária para promover o apoio dos colombianos ao governo enquanto os líderes da América do Sul se reúnem em uma cúpula na Argentina na sexta-feira.

Chávez e o líder equatoriano Rafael Correa, também de esquerda, têm criticado a Colômbia por negociar um plano com Washington a fim de aumentar a cooperação militar norte-americana como parte de uma aliança contra traficantes de cocaína e guerrilheiros marxistas. Correa também aparece em alguns dos outdoors.

A Colômbia acusa Chávez e Correa de não cooperarem com a luta contra insurgentes ligados ao tráfico. Os dois líderes têm se afastado de Washington enquanto reforçam os laços com a China, a Rússia e o Irã.

Tudo o que sabemos sobre:
COLOMBIAVENEZUELAOUTDOORS*

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.