21 de dezembro de 2010 | 22h19
QUITO- A Assembleia Nacional do Equador aprovou nesta terça-feira, 21, convênios de cooperação militar com o Brasil, informou a assessoria de comunicação do órgão legislativo.
O convênio sobre "Cooperação no Domínio da Defesa" procura promover o intercâmbio tecnológico e científico e a colaboração em exercícios militares, equipamento e desenvolvimento de sistemas militares.
O acordo estabelece "a cooperação, regida pelos princípios da igualdade e da reciprocidade e do interesse comum" e prevê reuniões de instituições equivalentes de ambos os países, intercâmbio de instrutores e estudantes e a implementação e desenvolvimento de tecnologia de Defesa.
Segundo o comunicado divulgado pela Assembleia equatoriana, a parceria "permitirá o desenvolvimento da indústria da Defesa do Equador", visto que o Brasil se encontra "na vanguarda do desenvolvimento tecnológico".
O Equador também anunciou nesta terça-feira o Acordo de Cooperação Técnico-Militar com a Venezuela, que tem como objetivo a colaboração na modernização das Forças Armadas, na transferência de tecnologia, no desenvolvimento das indústrias de Defesa, entre outras iniciativas.
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.