Pesquisa mostra empate nas eleições presidenciais da Colômbia

Antanas Mockus, do Partido Verde, e Juan Manuel Santos, da situação, se enfrentariam em 2º turno

Reuters

09 Maio 2010 | 13h56

BOGOTÁ - Os candidatos à presidência da Colômbia Antanas Mockus, do Partido Verde, e Juan Manuel Santos, do Partido Social da Unidade Nacional, estão tecnicamente empatados a menos de um mês para as eleições de 30 de maio, de acordo com pesquisa divulgada neste domingo, 9.

Santos, antigo ministro da Defesa do presidente Álvaro Uribe, teria 35% das intenções de voto, enquanto Mockus, duas vezes prefeito de Bogotá e conhecido por sua postura anti-corrupção, teria 34%, segundo mostrou a pesquisa da Ipsos-Napoleon Franco.

 

Em um eventual segundo turno, no entanto, Mockus teria 48% das intenções de voto e Santos, 41%, o que mostra uma margem mais apertada que na última pesquisa.

É a primeira pesquisa em várias semanas que mostra que Santos de volta à situação de empate com Mockus, um independente que subiu nas pesquisas a partir de abril. Nenhum candidato teve suporte suficiente para evitar um segundo turno em junho.

A pesquisa foi feita entre os dias 4 e 6 de maio com 1.202 eleitores de 36 cidades colombianas, com margem de erro de 3,5 a 3,7 pontos percentuais.

Mais conteúdo sobre:
Colômbia eleições Santos Mockus pesquisa

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.