Prefeito de Lima ganharia eleição presidencial do Peru--pesquisa

O pragmático prefeito de Lima, Luiz Castañeda, venceria por uma pequena margem a disputa pela Presidência do país contra a filha do ex-presidente Alberto Fujimori, nas eleições presidenciais do ano que vem, apontou nesta quarta-feira uma pesquisa da empresa Ipsos Apoyo.

REUTERS

22 de setembro de 2010 | 14h52

Castañeda venceria a eleição no segundo turno com 43 por cento contra 40 por cento de Keiko Fujimori, parlamentar considerada conservadora, segundo o levantamento publicado pelo jornal El Comercio.

As eleições presidenciais do Peru serão realizadas em 10 de abril de 2011, mas nenhum dos candidatos conseguiria mais de 50 por cento dos votos. Assim, a disputa deve ser definida em um segundo turno, que seria realizado em junho do ano que vem.

A pesquisa foi realizada entre 14 e 17 de setembro com 1.933 pessoas em todo o país, com margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos, de acordo com o instituto.

A sete meses das eleições presidenciais, Keiko lidera as intenções de voto com 24 por cento, contra 19 por cento de Castañeda, segundo a Ipsos Apoyo, que pela primeira vez divulgou uma pesquisa em níveis urbano e rural.

O ex-presidente Alejandro Toledo aparece na terceira colocação, com 16 por cento, seguido pelo líder nacionalista Ollanta Humala, que aparece com 14 por cento.

(Reportagem de Marco Aquino)

Tudo o que sabemos sobre:
PERUELEICOESPREFEITO*

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.