Presidente da Colômbia chega ao Brasil para reuniões bilaterais

Santos irá se encontrar com Lula e com os três principais candidatos à presidência

Efe,

31 de agosto de 2010 | 20h47

BRASÍLIA- O presidente colombiano, Juan Manuel Santos, chegou nesta terça-feira, 31, ao Brasil, onde se reunirá amanhã com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com quem deve fazer um repasse da agenda política regional e ampliar o comércio bilateral.

 

Veja também:

linkColômbia renuncia a áreas desmilitarizadas para diálogos de paz

 

Santos escolheu o Brasil como destino para sua primeira viagem internacional como presidente, após assumir o cargo máximo do governo no último dia 7, substituindo o Álvaro Uribe.

 

Na quarta-feira, ele deve se reunir com o presidente Lula e com os três principais candidatos à presidência para as eleições de outubro, Dilma Rousseff (PT), José Serra (PSDB) e Marina Silva (PV).

 

Nessa reunião, fontes oficiais brasileiras explicaram que, uma vez superada a recente crise entre Colômbia e Venezuela, os dois líderes deverão centrar a conversa na análise da realidade regional e na busca de alternativas para impulsionar o comércio entre os dois países.

 

Segundo dados oficiais, as trocas comerciais entre Brasil e Colômbia em 2009 foram de quase US$ 2,7 bilhões e mantiveram uma curva crescente entre janeiro e junho, período em que as exportações de produtos colombianos para o Brasil subiram 101%.

 

A balança, no entanto, é deficitária para a Colômbia em cerca de US$ 2,1 bilhões. Um dos objetivos dos líderes é buscar fórmulas que permitam equilibrar o intercâmbio comercial.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.