Arquivo/AE
Arquivo/AE

Presidente da Costa Rica contrai gripe A

Presidente do Congresso do país afirmou que o estado de saúde de Óscar Arias é bom

Efe,

11 de agosto de 2009 | 20h35

O presidente da Costa Rica, Óscar Arias, de 67 anos, contraiu o vírus da gripe A, mas seu estado de saúde é bom, confirmou nesta terça-feira, 11, a jornalistas locais o presidente do Congresso costarriquenho, Francisco Antonio Pacheco. Arias deve retornar ao trabalho na segunda-feira, 17. Até lá o presidente ficará em repouso e isolamento, segundo a AFP.

 

Veja também:

especial Entenda a gripe suína

especial Perguntas e respostas sobre a gripe

 

O ministro da Presidência e irmão do chefe de Estado, Rodrigo Arias, explicou em entrevista coletiva que o presidente começou a apresentar sintomas da gripe no domingo à noite, como dor de garganta e febre. Com este quadro, Arias consultou seus médicos e a ministra da Saúde da Costa Rica, María Luisa Ávila, e se submeteu a uma avaliação médica em um hospital particular de San José na segunda-feira.

 

Rodrigo Arias explicou que os resultados dos exames comprovaram hoje que o presidente está com a gripe A, embora com um "quadro leve". O chefe de Estado costarriquenho pediu que a população fosse informada sobre seu estado de saúde como "um cidadão a mais", disse o ministro da Presidência, ao acrescentar que Arias está em repouso em seu domicílio, onde permanecerá até a próxima segunda-feira.

 

Ainda segundo a AFP, o presidente continuará ativo em suas funções, não delegando o posto ao presidente do Congresso Francisco Antonio Pacheco.

 

Na Costa Rica, a doença já causou a morte de 28 pessoas.

Tudo o que sabemos sobre:
gripe suínaCosta RicaÓscar Arias

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.