
30 de março de 2010 | 19h50
Associated Press
MADRID- A reunião que ocorreria na próxima semana entre Madrid e a União Europeia e Cuba foi adiada para uma data ainda não remarcada, disse nesta terça-feira, 30, o Ministério de Relações Exteriores espanhol.
Veja também:
Prisões desumanas levam a greve de fome em Cuba, diz HRW
O 'pedreiro radical' que desafiou o regime
O encontro de 6 de abril teria lugar na Espanha, que tem a presidência rotatória da UE, e contaria com a presença do chanceler cubano, Bruno Rodríguez, e de seu colega Moratinos.
A alta representante da política externa europeia, Catherine Ashton, anunciou que não iria comparecer ao encontro por problemas de agenda.
A chancelaria espanhola não informou os motivos do adiamento, mas explicou em um comunicado que a reunião acontecerá em uma data próxima, mas ainda não marcada.
Estava prevista no encontro a discussão de assuntos de interesses em comum, entre eles a situação dos presos políticos cubanos.
A última cúpula desse tipo entre a UE e Cuba ocorreu em novembro do ano passado.
A Espanha defende um diálogo mais aberto entre a Europa e Havana e advoga pelo caminho da chamada Posição Comum, um texto vigente desde 1996 que condiciona as relações de Bruxelas com Cuba no sistema comunista da ilha.
Após a morte do preso de consciência Orlando Zapata Tamayo em fevereiro, após 85 dias em greve de fome, o Parlamento europeu aprovou uma moção na qual condenava a cruel e evitável morte do dissidente.
Encontrou algum erro? Entre em contato